Por Valéria Bitencourt em 11/08/2021
As suas ações de e-mail marketing são automatizadas ou ainda vivem na idade da pedra?

Quantos e-mails você recebe por dia?


Assim como eu você deve receber centenas, e na pressa do dia a dia todas as mensagens menos importantes acabamos deletando sem ao menos ler o assunto, quando falamos sobre resultado de campanha de e-mail marketing devemos levar em consideração que o comportamento das pessoas mudou.

Atualmente, consumimos informações nas redes sociais, desde notícias até propagandas de marcas que seguimos, e detestamos abrir a caixa de e-mail e ver ela lotada de e-mails que não damos conta de deletar, virou um “vírus”.
Mas como fica aquela velha campanha de e-mail que trazia receita para a minha loja?
Uma boa ação de mídia via e-mail marketing hoje está pautada em ações segmentadas.

Crie uma jornada personalizada de acordo com o comportamento do cliente na sua loja, utilize ferramentas certas, e certamente o engajamento das suas campanhas via e-mail irão melhorar, essa mídia não morreu, as empresas precisam apenas mudar a estratégia.


Criar campanhas de e-mail marketing, push e WhatsApp de forma mais inteligente é indispensável para a empresa que deseja criar uma estratégia mais eficiente nas suas campanhas com a sua base de clientes.
Com o uso cada vez menor do e-mail, criar ações direcionadas e segmentadas para o seu público se tornou essencial para obter bons resultados.


A jornada de cada cliente é diferente, por isso não podemos mais criar ações em massa para a nossa base ou para aqueles clientes que visitaram a nossa loja.


Para criar uma abordagem mais eficiente a automatização de regras de relacionamento tendo como base a experiência de navegação e o funil de vendas é o que fará diferente nos seus resultados de campanhas de e-mail, push e WhatsApp.


Você precisa criar um ponto de contato com cada consumidor como se ele fosse único, e para isso automatize a sua estratégia de CRM da sua loja.
Régua de CRM é o conjunto de ações que vão desde o processo de marketing até a retenção do cliente, a estratégia inclui a jornada de vida do cliente com a marca, desde o primeiro contato, que pode ser através de visualização de anúncios ou visita na loja, até o fluxo de navegação, intenção de compra e conversão.


Criar as ações de CRM atreladas a campanha de e-mail marketing ajudará no engajamento e evolução dos resultados desse canal de comunicação, elas mantêm o contato com o seu cliente, independente da fase em que ele se encontra no funil de vendas.


Após explicar como fazer uma estratégia de campanha de e-mail marketing eficiente para o seu e-commerce, vou compartilhar com vocês algumas dicas de como começar a construir a sua base e automatização da régua de relacionamento:

1- Pense no seu público-alvo e persona: Esse é o primeiro passo para desenvolver uma régua de relacionamento eficiente, pensar e conhecer o perfil do seu público-alvo, nas pessoas com quem você vai se relacionar. Por parecer óbvio, mas a grande maioria das empresas não fazem esse dever de casa, para entender o perfil do seu potencial cliente é necessário acompanhar o fluxo de navegação, e realizar pesquisas frequentes para analisar cada cluster.

2- Pense na jornada do cliente: Acompanhar a jornada do cliente é acompanhar seu comportamento antes mesmo de se tornar um cliente efetivo, é entender as necessidades, costumes e problemas que ele possa estar vivenciando no momento. Ao entender o comportamento, a empresa terá informações importantes para criar a jornada de consumo oferecendo o produto certo, e a solução certa para o que ele precisa.

3- Crie fluxo com conteúdo relevante: Com o mapa de jornada em mãos, o próximo passo é criar conteúdo relevante para as pessoas, lembrando que cada potencial consumidor possui uma necessidade diferente e está em momentos diferentes da jornada. Sendo assim, a segmentação e automatização da ação é essencial para uma entrega eficiente e rápida. Nesse momento, criamos o funil de conteúdo personalizado, e é indispensável utilizar uma ferramenta de CRM capaz de atender toda a jornada de forma customizada e automática.

4- Realimentar o fluxo criando novas jornadas: O tempo de jornada do cliente é distinto para cada lead, por isso é necessário analisar o comportamento das jornadas e realimentar o fluxo com novos gatilhos de comunicação. Esses fluxos são feitos por meio de e-mails com conteúdo para ajudar no problema e no processo de decisão. Quando falamos sobre jornada de consumo não podemos esquecer do fluxo de funil de vendas: topo do funil, meio e fim do funil. As estratégias de regras de relacionamento automatizadas precisam estar alinhadas com cada um desses momentos no processo de compra do consumidor. A mais de 16 anos cuidando de grandes operações de e-commerce, ainda é muito comum no mercado online ver empresas utilizando uma estratégia ultrapassada de campanhas de e-mail marketing. O grande foco ainda está no investimento em aquisição de novos clientes, mas a grande maioria ainda não possui uma estratégia de retenção e comunicação com seus clientes de forma eficiente. O custo para aquisição de um novo cliente no mercado online é alto, e com o aumento da concorrência esse custo inflacionou ainda mais.

Por este motivo, é cada vez mais importante reter esses novos clientes para a base e construir uma relação duradoura com cada um deles.

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