Essa é a primeira dúvida que as empresas têm quando decidem abrir um e-commerce: Qual plataforma usar?
Pensando na importância e no impacto que essa decisão pode significar no projeto do seu e-commerce, resolvi compartilhar um pouco do meu conhecimento em implementação de plataformas de e-commerce que aprendi ao longo dos meus 16 anos de experiência em operação de e-commerce.
Espero assim poder te ajudar nesta decisão é importante para o resultado do negócio.
Um dos fatores mais importantes para o bom desempenho de um e-commerce é a escolha da plataforma. Influencia diretamente no tráfego diário, na usabilidade e na taxa de conversão.
Ao definir uma plataforma para operação de e-commerce é indispensável que a empresa considere vários aspectos. Entre eles destacamos: custo mensal, interface, possibilidade de personalização, funcionalidades, diferenciais competitivos, variedade nas formas de pagamento, segurança, suporte, layouts e nível de integração.
A seguir vou descrever de forma detalhada o que é importante analisar no processo de escolha da plataforma de e-commerce:
Custo mensal: No mercado digital existem plataformas pagas e gratuitas. O ideal é avaliar o custo x benefício e optar pela opção que oferece mais funcionalidades por um valor justo. A definição levará em conta o tamanho do negócio, o volume de faturamento a estrutura necessária para manter a operação. O levantamento deste custo precisa estar no plano de negócios do projeto.
Interface: A interface precisa ser simplificada, com boa usabilidade de navegação e um checkout transparente e fácil. Quanto melhor a usabilidade da loja melhores serão os resultados comerciais.
Personalização: Cada operação tem sua especificidade e detalhes próprios. Por isso entender no planejamento as funcionalidades essenciais para trazer a operação para o online sem esbarrar com dificuldades de serviços para atender ao cliente é importante. A personalização deve ser analisada desde o layout da loja até as funções comerciais para atender o cliente.
Funcionalidades: Ao avaliar esse quesito da plataforma, a empresa deve focar nas ferramentas e atributos que facilitarão o fluxo de compra do consumidor. Analisar as ferramentas de back End (controle interno) e de Front End (interação com usuários). As funcionalidades devem incluir recursos chaves como: carrinho de compras, avaliações de consumidores, navegabilidade mobile, fotografias e categorização de produtos, gestão de estoques, controle financeiro e relatórios automatizados.
Segurança: Mostrar aos usuários que a loja possui um sistema seguro faz diferença na confiança deste usuário em disponibilizar seus dados pessoas como CPF, telefone e cartão de crédito. Portanto, a ferramenta deve possuir todos os protocolos de segurança, seja de navegação quanto de meios de pagamento.
Suporte técnico: Em se tratando de software e sistemas de tecnologia é indispensável avaliar o nível de atendimento para solucionar problemas na plataforma. Lembre-se que a plataforma é o sistema mais importante para uma operação de e-commerce. O ERP pode parar, mas a plataforma com problemas no processo de venda é como uma loja física fechada, o resultado direto é prejuízo. Analisar a qualidade da parceria e o SLA de atendimento é tão importante quanto todas as funcionalidades vistas anteriormente.
Estética: Beleza não é tudo no e-commerce, mais uma loja com layout bonito alinhado a identidade da marca e organizada faz toda a diferença na experiência de compra do consumidor. É a estética aliado a produto e preço que atrai o consumidor para a loja. Da mesma forma que uma loja desorganizada não atrai compradores no mercado físico, isso também ocorre nos negócios online. Sites com layout poluído e excesso de informações pode comprometer a taxa de conversão.
Integração: Numa operação de e-commerce a plataforma precisa de sistemas integrados para gerar uma operação eficiente e ágil, com processos automatizados, principalmente os que impactam o fluxo de compras como, faturamento e despacho de pedido. A plataforma precisa ter integração nativa ou API para integração com diversos fornecedores como ERP, sistemas logísticos, atendimento e meios de pagamento. Conforme uma operação cresce, maior a necessidade de integrações com outros sistemas de legado.
Após entender a importância e as especificidades de uma plataforma no projeto de uma operação de e-commerce, com certeza ainda há dúvidas de como escolher a plataforma, quais as plataformas de mercado que podem atender o negócio. Esta é uma decisão difícil e requer conhecimento dos agentes envolvimentos no projeto. Uma escolha errada pode afetar o resultado e elevar o custo da implantação. Por isso, a melhor forma de escolher é fazer o planejamento de médio e longo prazo da operação em mãos, buscar pessoas capacitadas e com experiência no mercado digital. O pior erro na escolha da plataforma é definir por modismo, porque muitas empresas estão dentro de uma plataforma. Olhar para dentro do negócio e entender as necessidades é o melhor caminho para acertar na escolha.
No gráfico abaixo compartilho com vocês dados do mercado sobre as melhores plataformas de e-commerce segundo o relatório Gartner 2020. O Quadrante Mágico do Gartner é um relatório anual, que classifica as empresas de tecnologia em quatro principais categorias: líderes, desafiantes, visionários e competidores de nicho.
Dentre as empresas de tecnologia para e-commerce que se destacaram no relatório de 2020, todas atendem e são conhecidas no mercado brasileiro. O gráfico serve apenas como um norte para entendimento da competitividade no mercado de tecnologia no mundo.
Gráfico: Magic Quadrant for Digital Commerce
Fonte: Gartner (August 2020)
Após entender e definir todas os requisitos necessários para a plataforma de e-commerce, o último passo é decidir qual tipo de plataforma deverá ser contratada: Open Source, Proprietária ou Saas.
Alugue, para começar, conheça os players do mercado, aprenda sobre as tecnologias do mercado voltadas para e-commerce, no Brasil tem uma infinidade de fornecedores excelentes com soluções prontas.
Depois disso e com a experiência de operar um e-commerce, você saberá se é bom comprar ou criar uma plataforma e se fará sentido para seu negócio.
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