Como gerar tráfego qualificado para sua loja?
Esse é um assunto importante para sua loja virtual: Tráfego Online DE QUALIDADE.
Para uma loja virtual iniciante atrair pessoas em potencial é um dos maiores desafios. Afinal, quanto mais pessoas interessadas em seu produto, maiores serão as chances de aumentar o seu faturamento e o seu lucro. Para compreender o que é tráfego qualificado, imagine a seguinte situação: Quando você pensou em montar uma loja virtual e entrar na Internet, pensou em ganhar dinheiro usando a rede para vender seus produtos, certo? Ótimo. O que você precisa para vender seus produtos? Se você pensou em clientes, acertou.
A loja precisa atrair o maior número possível de visitantes para vender.
Então é só fazer uma grande divulgação da loja virtual? Parece óbvio, mas é importante atrair visitantes realmente interessados exatamente no produto que você está vendendo. Isso é o que chamamos de tráfego qualificado, a pessoa que procura na ferramenta de busca na internet o que você tem para vender. Para começar a gerar tráfego qualificado na sua loja, é preciso definir dois pontos importantes:
1) Conhecer bem a persona:
Conhecer seu potencial cliente é entender os hábitos e comportamentos, e para isso é necessário investir em tempo, pesquisa e acompanhar através das ações de marketing o perfil desses clientes. As informações de comportamento são dados importantes para definir o fluxo de contato e as necessidades da persona.
Podemos destacar alguns como: gênero, idade, hábitos do dia a dia, como leitura, produtos, conteúdo.
Assim, a empresa entende de forma mais profunda como a persona se comporta e o que considera importante.
2) Quais fontes de tráfego usar para o seu negócio?
Não é possível crescer no ambiente online sem uma boa estratégia de marketing digital. Então esse é o momento de construir seu plano de mídia para atingir esse potencial cliente para sua loja.
O que trará resultados de vendas é o conjunto desta estratégia aliada ao conteúdo e anúncios pagos, lembrando que quanto mais qualificado for o tráfego, melhor será a taxa de conversão.
Dentro da estratégia de mídia digital, gostaria de compartilhar as principais mídias que trazem maior retorno, seja em qualquer tipo de segmento ou nicho de mercado:
Tráfego pago: Consiste em anúncios pagos nas principais plataformas de mídia online como Google Ads, Facebook Ads, Remarketing e Redes de afiliados.
Muitas empresas me procuram com uma dúvida frequente: quanto investir mensalmente em anúncio pago para gerar aumento de vendas na loja online?
O volume de investimento varia muito de acordo com o segmento, tamanho do negócio e planejamento de crescimento. Mas minha orientação como norte inicial é com base na meta de venda orçada, definir entre 5 a 10% do faturamento em investimento em tráfego pago, o valor percentual vai depender da margem de venda dos produtos e esse resultado é particular de cada empresa, envolvendo todos os demais indicadores do negócio.
Tráfego Orgânico: refere-se ao que chamamos de posicionamento da loja nos principais sites de busca na internet, tendo como grande protagonista, o Google.
Outro ponto importante, a maioria das empresas não investe tempo e pessoas qualificadas para criar uma boa otimização e ter um bom posicionamento da loja nos anúncios orgânicos. A melhor forma de fazer esse trabalho é desenvolver uma loja com boa usabilidade para os sites de busca e gerar conteúdo de qualidade para seus potenciais clientes.
Posicionar sua loja entre os primeiros anúncios orgânicos é essencial para o crescimento e resultado saudável, quanto antes iniciar melhor.
Engajamento nas redes sociais: criar ações para aumentar o engajamento dos clientes atualmente é sem dúvida uma das melhores estratégias de posicionamento da marca a longo prazo. Por isso, crie relacionamento com seus clientes, e não há melhor ambientes que dentro das redes sociais.
Influencer: Os influenciadores estão cada vez presentes na interação da marca com seu público potencial. O mais interessante é que essa estratégia de mídia não tem uma barreira de entrada, sendo que pode ser utilizada de forma fácil por grandes ou pequenas empresas. Os influenciadores constroem afinidade com seus seguidores e essa aproximação de confiança gera relacionamento com a marca.
Mas, como escolher a pessoa certa para sua estratégia de marketing de influencer? A resposta está em grande parte no tamanho do seu negócio e a verba disponível, as possibilidades são imensas, podendo criar ações com influencers famosas que chamamos de macroinfluenciadoras até microinfluenciadoras.
Todas as empresas que investe em mídia digital precisam construir uma estratégia de tráfego qualificado, de forma que ampliem a sua presença digital e, consequentemente, o número de vendas a longo prazo, proporcionando um impacto positivo para o negócio. Porém, é muito comum que algumas empresas cometam erros graves no processo de construção de tráfego, existem vários indicadores para nortear a análise dos resultados da loja online, como, por exemplo:
ROI (retorno sobre o investimento)
CPA (custo de aquisição de clientes)
CPV (Custo de visualização) e taxa de conversão.
Esses indicadores trazem importantes insumos para análise da estratégia de mídia de aquisição para o mercado de venda online.
Sua empresa já tem maturidade e investe em um plano de mídia para gerar tráfego qualificado?
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