Por Valéria em 04/12/2020
Dicas de SEO: Loja Otimizada = 3 vezes mais conversão!

Você criou a sua loja virtual com muito esforço e depois de meses esperando pela indexação do nosso amigo Google, nada acontece. Nos “menos piores” casos, 20% das páginas são indexadas nas semanas que seguem de atividade da loja. Saiba, que o tráfego vindo de anúncios orgânicos do Google (gratuitos) geram uma conversão 3 vezes maior do que qualquer outra fonte de tráfego.

Então, o que podemos fazer para reverter este quadro e deixar nossa loja ainda mais bem-vista pelos buscadores? É isto que abordarei hoje, no blog Blue E-commerce!

SEO, sigla bonita, mas o que significa?

Muitos já estão acostumados com essa sigla, mas para os iniciantes vou ajudar: SEO significa, ao pé da letra, Search Engine Optimization, ou então, Otimização para Motores de Busca, ou Otimização para Buscadores. Basicamente, trata-se de um conjunto de procedimentos que, se seguidos de forma correta, buscam aumentar a relevância (ou importância) das suas páginas para os resultados de pesquisas dos buscadores. Considerando os usuários que desejam adquirir um produto,  e que 60% destes usuários pesquisam na internet antes de comprar, onde 90% usam o Google como referência de busca, o trabalho de SEO tem impacto importante no faturamento da loja virtual.

Os sites de buscas utilizam robôs (scripts) pré-programados que vasculham a internet em busca de novas páginas, por isso a maioria das regras de SEO estão diretamente ligadas aos códigos e ao conteúdo da sua loja, afinal eles são diretamente visíveis pelos robôs de busca.

Atualmente, quando falamos em usabilidade, levamos em consideração não apenas a navegação do cliente pela loja, ou então a capacidade de deixar links e botões nos lugares certos, como também falamos em deixar um site mais visível, com informações importantes e consistentes não apenas para os robôs de busca, mais principalmente para as pessoas.

Ok, SEO é importante, mas o que fazer?

Se você foi o responsável pela criação da sua loja ou solicita o trabalho para sua agência parceira, para fazer algumas modificações, confira uma pequena lista de dicas que poderão ajudar a sua loja e ter uma relevância maior para os buscadores, e consequentemente, aumentar as vendas:

    Preocupe-se com o conteúdo: Parece um assunto redundante, mas é fato! Preocupe-se sempre com o conteúdo da sua loja, torne-a relevante para os seus usuários. Se você tem uma loja de artigos esportivos, por exemplo, procure construir conteúdo relevante para os usuários que buscam os seus produtos e serviços. A descrição de cada produto deve ser única, criativa, e com caráter comercial. Seu cliente no momento da decisão de compra não tem ajuda de um vendedor, portanto, a informação do produto deve ser clara, objetiva e completa.

   Um título diz mais do que 1.000 palavras - principalmente para os robôs: O título é importante. Vamos trazer para a vida real: Antes de comprarmos um livro, antes mesmo de lermos o resumo do conteúdo, o que nos prende a atenção para que possamos nos interessar em lê-lo? O TÍTULO. Como nos livros, o título é fundamental para descrever para os robôs de busca o conteúdo que eles encontrarão na sua página. Descreva as palavras-chave mais relevantes que o usuário – e os buscadores – encontrarão no conteúdo da página. De nada adianta ter um título de produto interessante, se o conteúdo do mesmo não for completo, incluindo suas principais Keywords mais importantes, sempre relacionadas ao título.

    De olho nas META-TAGS: Ainda falando sobre o cabeçalho da sua loja, preste muita atenção as META-TAGS, pois elas são responsáveis por passar informações importantes para os robôs de busca. Dentre elas, podemos destacar a DESCRIPTION, que passará aos resultados de busca uma pequena descrição do conteúdo que os usuários poderão encontrar na sua página (por isso cuide sempre para ter um conteúdo de acordo com o título da página).     

    Dê olhos aos robôs: Cuidado com o uso do FLASH na sua loja. Os robôs simplesmente poderão ignorar todo o conteúdo que está dentro da imagem (ou da loja inteira!). A mesma coisa acontece quando você utiliza muitas imagens ou imagens que contenham textos. O robô não lê o conteúdo que está dentro da imagem e, por isso, não fará a indexação daquele texto. O mais indicado no caso do FLASH é a utilização da tecnologiajQuery, baseada em javascript que permite interações em Ajax. Você poderá ter os mesmos efeitos – ou até melhores – que o Flash e com a vantagem de todo o conteúdo poder ser indexado nos resultados dos buscadores. No caso de uso de imagens estáticas, abuse do uso de CSS, colocando as imagens como Backgrounds e o conteúdo sendo exibido dentro de seu bloco, em texto, através do HTML;

   Algumas imagens são fundamentais:  Nem todas as imagens podem ser utilizadas como backgrounds, por isso o uso não pode ser abolido. Para imagens fundamentais que não podem ser usadas com BG e possuem texto, a maior indicação é utilizar o atributo ALT na tag IMG, dizendo em seu conteúdo todo o texto que será encontrado ali dentro, bem como uma descrição do que aquela imagem representa. Um exemplo de imagens fundamentais são as imagens dos produtos;

    E falando sobre links...: Os robôs navegam pelo seu site através dos links que eles encontram na página, não é mesmo? De qualquer modo nós podemos direcionar estes acessos, como por exemplo a inclusão do atributo TITLE nas tags A (de links), informando ao robô o que ele poderá encontrar dentro da página que aquele link direcionará.

    Tempo de carregamento das páginas: Porque é importante que sua loja seja rápida, e mais rápida do que seus concorrentes? Usuários esperam páginas carregarem em dois segundos. Depois do terceiro, até 40% dos usuários abandonam a loja. Teste quanto tempo as principais páginas de sua loja levam para abrir. Faça o mesmo teste nos seus principais concorrentes. Utilize este site para monitorar o tempo de sua loja: http://www.webpagetest.org/. Crie uma meta para reduzir o tempo de carregamento; Defina as principais páginas da sua loja que são extremamente importantes para conversão de vendas: home, categorias, produto, checkout. Trabalhe a estrutura das páginas e crie uma meta de tempo de carregamento de sua loja para que seja a mais rápida.

Espero ter contribuído para o trabalho de otimização de sua loja. E agora, mãos à obra!

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